O crescimento da produção de mel no Piauí atribuído principalmente ao cooperativismo foi destaque na revista NE Cooperativo, edição de Abril de 2019. A revista destaca a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro – CASA APIS, que produziu 1.015 toneladas de mel em 2018, um volume de 17% a mais relativo à 2017. A previsão, segundo a revista é que o crescimento seja ainda maior este ano com a expectativa de chegar à 1.200 toneladas.
Atualmente, a CASA APIS é constituída por três cooperativas: MELCOOP (Cooperativa de Apicultores do Piauí), COOPASC (Cooperativa dos Apicultores e Produtores Rurais do Território Serra da Capivara) e, COMPAI (Cooperativa Mista de Pequenos Apicultores). Elas englobam toda a microrregião de Picos e São Raimundo Nonato, incluindo mais de 30 municípios e 50 associações.
A CASA APIS viu número de famílias associadas passar de 760 para 900 no último ano. O Sistema OCB Sescoop-PI foi um importante aliado para este crescimento.
Mercado Internacional
A CASA APIS tornou-se a segundo maior exportador de mel do Brasil, com 90% da produção vendida para o mercado externo. Os maiores compradores do mel piauiense são da América do Norte e Europa.