Na última quinta-feira (22), O Sistema OCB Piauí esteve em Uruçuí a convite de um grupo de mulheres costureiras que sonham em criar uma cooperativa de trabalho e da APIPA (Associação dos Produtores de Algodão de Uruçuí), que está apoiando a iniciativa.
Na sede da APIPA, a equipe do Sistema cooperativista, representada pelo Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Agnaldo Linhares e a Analista de Monitoramento, Elineide Oliveira, ministrou uma oficina técnica sobre como criar e estruturar uma cooperativa, com destaque para: responsabilidades legais da Lei do Cooperativismo, desafios e oportunidades do mercado e gestão prática de uma cooperativa.
Na oportunidade, o conselheiro do Sescoop/PI, Jenison Lopes Leal, compartilhou experiências valiosas sobre a condução de uma cooperativa no dia a dia, reforçando o papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social.
Lucilene Pereira, colaboradora da APIPA, buscou informações com a OCB Piauí para o registro da cooperativa: “Viemos solicitar a visita da equipe do SESCOOPI com intuito de realizar um diagnóstico e a mobilização das Mulheres do projeto AMOR EM ALGODÃO, para transformação em uma Cooperativa de Trabalho das Mulheres da APIPA. O Projeto já existe há 5 anos, porém com trabalhos das mulheres de forma isolada, onde atualmente contempla 20 mulheres diretamente”.
Juntas, essas mulheres estão costurando não apenas tecidos, mas um futuro mais justo e colaborativo!