Sistema OCB/SESCOOP-PI realiza a FECOOP – 1ª feira do cooperativismo do estado

Nos dias 02 e 03 de junho o Sistema OCB/SESCOOP-PI realizou a FECOOP – 1ª feira do cooperativismo do Piauí que aconteceu no SESC CAJUÍNA, em Teresina. A feira teve como tema “Sustentabilidade, meio ambiente, agricultura e agronegócios” e contou com uma ampla programação de exposições, workshops, mesa de negócios e palestras para discutir a economia solidária e o cooperativismo.

A programação iniciou com o Hino Nacional brasileiro sendo tocado pela orquestra sanfônica de Teresina.

A solenidade de abertura foi feita pelo presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PI, Dr. Izaías Almeida, que cumprimentou, agradeceu a presença de todos e ressaltou a grande importância do cooperativismo.

“Esse evento é muito importante para nós, através dele estamos trazendo uma amostra de tudo que as cooperativas do Piauí produzem assim como, o que somos, o que fazemos, está tudo aqui. Tivemos a presença de várias autoridades que vieram ter um maior conhecimento do nosso trabalho”.  Destacou Dr. Izaías Almeida.

Logo após a palavra ficou com Dr. Leonardo Eulálio que é conselheiro e representante do SESCOOP no nacional que além de ser um dos grandes idealizadores da feira ressaltou a grande importância da realização da 1ª FECOOP: “estamos vendo aqui na feira, escolas, produtores de mel, castanha, produtores de alho, de rapadura que se organizaram e conseguiram entrar no mercado de forma organizada, com sustentabilidade, hoje nós somos graças ao cooperativismo o maior exportador de mel do nordeste, então é essa a nossa maior missão, tornar o cooperativismo o modelo de negócios a ser seguido por toda a sociedade”.

O evento contou com grandes palestras e mediadores na programação. A primeira palestra teve como tema: O Sistema OCB e a defesa do modelo cooperativista, ministrada pelo André Pacelli, que é presidente do Sistema OCB/PB e veio também representando o Dr. Márcio Freitas, presidente da OCB e Tânia Zanella, superintendente da OCB.

Na oportunidade conversamos com André Pacelli sobre sua participação e importância da realização da FECOOP: “para nós é uma alegria ver o cooperativismo do Piauí mostrando sua força, sua energia, é uma satisfação está aqui presente compartilhando com os amigos cooperativistas aqui do Piauí a força do cooperativismo brasileiro, estamos em um patamar bem avançado, somos quase 20 milhões de brasileiros cooperados e mais de cinco mil cooperativas, empregamos mais de 500 mil pessoas, tivemos um faturamento bruto de mais 650 bilhões no ano de 2022 e queremos até 2027 atingir a meta de um trilhão de reais e para isso essa feira é importante, pois motiva nossas cooperativas a realizarem negócios, a se expandirem, incrementar novos cooperados, então parabenizo o Piauí por essa mobilização com as cooperativas, pela intercooperação, a relação com as entidades parceiras, isso mostra a maturidade que o cooperativismo piauiense atingiu”.

André Pacelli, presidente do Sistema OCB/PB

Além disso, o evento também contou com as seguintes palestras: Palestras disponibilizadas ao público:

  • Cooperativismo empreendedor com Maria da Mercês Leal, consultora do SEBRAE-PI;
  • Cooperativismo na agropecuária, com Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura e ex-presidente da aliança internacional do cooperativismo;
  • Marketing para cooperativas com Stênyo Guimarães, especialista em marketing digital;
  • Cooperativismo e saúde no Brasil: Situação atual e desafios com André Pacelli, Presidente do Sistema OCB-PB e como mediador Dr. Newton Nunes, Presidente da Unimed Teresina;
  • Cooperativas de reciclagem: Economia e sustentabilidade com Vanessa Alves, Co-fundadora da MAPA.SA consultoria e análises socioambientais e como mediador João Henrique de Sousa, Secretário de Planejamento de Teresina;
  • Logística reversa de embalagem pós-consumo com Rafael de Paulo Almeida, Co-fundador e diretor-executivo da Re-conecta logística reversa;

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, falou sobre sua participação no evento: “Para mim, é uma honra muito grande participar dessa primeira feira aqui em Teresina. Eu trabalho com o cooperativismo há mais de 50 anos e tenho como filosofia de vida, porque é um instrumento que permite a inclusão de pessoas que em sistemas tradicionais não são incluídas. Para mim, é uma doutrina que corrige o social através da economia, dando a qualquer pessoa uma condição de crescer socialmente e, portanto, progredir, tanto ele quanto sua família”.

Enquanto as palestras aconteciam, a exposição e comercialização das cooperativas aconteciam a todo vapor, além das cooperativas com produtos, as cooperativas de saúde, entre elas: EFERCOOP, COOPANESTPI E COOPASSIST, também estiveram presentes apresentando seus trabalhos às pessoas ali presentes, assim como, oferecendo serviços como aferição de pressão, testes de glicemia, entre outros.

Conversamos com o cooperado e presidente da cooperativa COOPASC, Cosme Rodrigues sobre a experiência de vivenciar a feira: “Ficamos muito gratos com essa participação na 1ª FECOOP. É uma vitrine para os nossos produtos. Nós trabalhamos com a apicultura e estamos apresentando nossos produtos aos poucos. A expectativa é de crescimento, e as pessoas têm aceitado bastante”.

Cosme Rodrigues, presidente da cooperativa COOPASC

Dr. Newton Nunes, presidente da Unimed Teresina foi mediador de uma das palestras e também citou a importância da realização da FECOOP: “A feira do cooperativismo é de suma importância para despertar na nossa comunidade esse importante setor dentro da economia do nosso país que é o cooperativismo, aqui estão reunidas as cooperativas de todos os segmentos, assim a comunidade local consegue participar da economia do seu estado, das suas regiões e é isso que o cooperativismo traz de mais benéfico para a população”.

Dr. Izaías Almeida, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PI, Dr. Newton Nunes, presidente da Unimed Teresina, Dr. André Pacelli, presidente do Sistema OCB/PB

Além das palestras, exposição e comercialização das cooperativas piauienses a feira também contou com oficinas vivas de artesanato, extração de mel e compostagem, confira a seguir:

Para finalizar a noite do dia 02/06 a feira contou com a apresentação artística da cooperativa musical Capivara, os cooperados da banda Andaluz Band abrilhantaram a noite e divertiram a todos ali presentes. Após a apresentação da cooperativa, a noite ficou por conta da banda: As Fulô do Sertão.

Cooperativa musical Capivara, banda Andaluz Band

No sábado 03/06 a exposição e comercialização das cooperativas continuou e contou com a presença do Sr. Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome do Brasil que apreciou todos os estandes das cooperativas ali presentes.

“Estou muito feliz em ter a oportunidade de visitar a 1ª Feira do Cooperativismo do Piauí, tive a oportunidade de ver o quanto progrediu o Piauí já tinha uma tradição de associativismo cada vez mais no cooperativismo e aqui o mel, a fruticultura, o artesanato, o alho, ou seja, serviços incluindo áreas relacionadas a saúde, assistência e estamos vinculando pelo MDS com fomento rural, com PAA e trazer vários produtores para ter condição de industrializar, produzir seus produtos, garantindo assim condições de mais espaço no mercado, mais renda. É esse o caminho que vai desenvolver o Brasil”. Destacou o ministro Wellington Dias.

O Sistema OCB/SESCOOP-PI trabalha firmemente para o fortalecimento e crescimento do cooperativismo piauiense, a 1ª FECOOP veio para representar e ressaltar o modelo de negócios que é justo para todos e deve ser seguido.

Confira as fotos